30 de março de 2009

ANSIEDADE ENGORDA?


"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus."(Efesios 3:17-19)

Olá meus queridos!

Como foram de final de semana?Espero que tudo tenha sido como você planejou.
O meu foi muito bom, no sábado tive aula o dia todo, a noite reunião de oração,que tem sido muito edificante, depois um lanchinho entre amigos, me comportei bem,comi um cachorro -quente e nada mais.
Domingo, dia de churrasco!!Eba!!
Tudo com muita consciência e parcimonia!
É impressionante, como o organismo acostuma-se com pequenas quantidades.
Saímos a tarde para tomar sorvete (buffet),mas eu me mantive firme, tomei um picolé de abacaxi,saboreando cada pedacinho, uma delícia!
Como é bom, poder escolher e me sentir feliz com essas escolhas.
Sem culpa, sem remorsos...
Ter o controle sobre a alimentação é algo maravilhoso!E a cada dia uma nova conquista.
O mal- estar da semana passada, passou,ufa!Tudo voltando a normalidade.
Quero compartilhar com vocês uma matéria sobre ansiedade,que para muitos , depois de um final de semana,aparece de forma insuportável.
Para quem jacou,calma!
Volte a sua rotina e tudo ficará bem!
Sem culpa e sem stress
.


ANSIEDADE ENGORDA?

Essa inquietação pode ser uma doença e, para alguns especialistas, ajuda a aumentar o peso. Outros defendem que o transtorno e a obesidade não têm associação alguma.

FOTO: SÍMBOLO IMAGENSNão é raro escutar alguém dizer que engorda porque é ansioso e acaba comendo demais. Mas ainda existe a dúvida se ela realmente pode levar ao ganho de peso. Para o psicólogo clínico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e credenciado pela Associação Brasileira de Estudos para a Obesidade, Marco Antonio De Tommaso, o alimento pode baixar a ansiedade momentaneamente, o que faz a pessoa comer em excesso. Segundo ele, os transtornos são mais comuns em obesos. "Discute-se, portanto, se ela é causa ou efeito. Mas sua presença é inquestionável", afirma.

Tommaso enfatiza que um dos principais motivos da compulsão alimentar é a ansiedade e aconselha que o tratamento ideal envolva acompanhamento médico, nutricional, físico e psicológico. "Ela é um dos grandes sabotadores da dieta. Quando a pessoa sabe o que é necessário fazer para não engordar, mas não consegue, é hora de procurar ajuda", destaca.

A ansiedade existe, obviamente, mas não tem associação com a obesidade, segundo o diretor de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Adriano Segal. Uma pessoa pode ser magra e ansiosa; tranqüila e obesa; ou, ainda, ter ansiedade e também não conseguir comer por conta dela. "Uma coisa não é conseqüência da outra. É habitual jogar a culpa neste sentimento para não encarar de vez um regime e continuar a comer em demasia", diz Segal. A segunda hipótese, para o médico, é que a pessoa pode ter crises compulsivas ou ter acessos de compulsão alimentar. Todas essas situações podem precisar de tratamento, dependendo do grau de interferência na rotina.

"A compulsão é um ato ou pensamento ritualizado para satisfazer uma obsessão e, portanto, a ansiedade está relacionada à sensação de precisar executar inúmeras vezes a mesma atitude, como comer, por exemplo", resume o psiquiatra. Ele explica, também que, nem sempre há o diagnóstico de transtorno compulsivo alimentar. "O que pode ocorrer são episódios momentâneos de compulsão", observa.

Esse mal é um estado psicológico caracterizado por expectativa de que algo terrível está para acontecer, às vezes, sem fundamento. "Ela pode ser contínua, apresentar crises (como as de pânico, por exemplo) ou ocorrer em situações de estresse", argumenta. "E apresenta sintomas como palpitações, sudorese, inquietação, boca seca e várias outras sensações físicas", encerra o médico.

Quando vira doença

Existem diversos tipos de transtornos. Entre eles, os de ansiedade e os compulsivos, com diferentes comportamentos. A pessoa adequada para avaliar se essa emoção excede os limites da normalidade é um psiquiatra. "A ansiedade pode ser um sentimento vivido circunstancialmente por alguém que encare uma situação de medo, ira, expectativa, excitação, por exemplo. Ou até mesmo após os exercícios", ressalta o médico psiquiatra, Alexandre de Souza Junior, de Santos (SP). Isso é natural. Porém, há uma linha que divide o normal do patológico. "As manifestações desproporcionais - em intensidade, duração e freqüência - ou interferem no desempenho da pessoa ou podem significar que há necessidade de tratamento", esclarece o profissional.

De uma maneira geral, as pessoas sabem se estão ou não ansiosas. Entretanto, podem confundir se o que sentem é apenas uma reação comum ou um mal orgânico que cause essas sensações.

O problema pode afetar a vida profissional no ânimo, na concentração e na segurança para realizar as tarefas. "O principal termômetro para alguém descobrir se tem um transtorno ansioso é refletir sobre quanto vem sofrendo persistentemente com esses sentimentos. Se há prejuízos na qualidade de vida é bom procurar ajuda médica", indica Alexandre.

Esse tipo de doença deve ser tratada com acompanhamento terapêutico e, muitas vezes, remédios. "Existe um transtorno químico e emocional que necessita de tratamento", afirma Alexandre.

O fim da inquietação

"Quando a pessoa ansiosa tem orientação médico-nutricional adequada, faz inúmeros regimes e nada resolve, é hora de descobrir o verdadeiro motivo que está causando a ansiedade", explica Tommaso. "O inconsciente não deixa o indivíduo atingir suas metas. Se a fonte da fome não for identificada e tratada, ela continuará engordando (ou não emagrecendo) anos e anos até que um dia se veja vencida pela obesidade", finaliza o psicólogo.

Ou seja, é preciso tratar a origem da inquietação e do que impulsiona a fome descontrolada antes de entregar-se totalmente a uma dieta.

Fonte:Dieta Já

Cardápio do Dia

Café-pão de centeio+margarina+chá(3P)

Lanche-maçã(1p)

Almoço-arroz+feijão+sobrecoxa assada+tomate+beterraba+pepino+laranja(7P)

Lanche-gelatina+caqui+castanha do pará(2P)

Jantar-Igual ao almoço-feijão(5P)

Ceia-Laranja(1P)

Total:19 pontos

Atividade física-no final da tarde,mesmo esquema

Uma semana de muito sucesso,determinação,perseverança,disciplina a todos nós.

Que Deus nos sustente e nos de coragem para mudar o que for necessário.


bjks e shalom







17 comentários:

  1. Oi Lu!
    esse tema é bastante complicado. Eu sou bastante ansiosa.Sempre que me contam algum fato que mexe comigo bate a ansiedade. Nessas situações eu pegava a primeira coisa que me aparecia pela frente e começava mastigar até acabar o conteúdo. Mas esse tempo se foi, vc sabe como estou levando tudo a sério, não é, amiga?
    As vezes ainda sofro com isso, mas os episódios sao raríssimos. Também sou ansiosa em relação aos resultados. ´Já deu pra notar o quanto fico frustrada quando a balança não foi "justa" comigo, né. Mas hoje to mais tranquila, aprendi que o tempo do meu corpo não corresponde ao grau de esforço que eu faço. Ele tem uma forma única de operar e não quero mexer no que está funcionando bem.
    O médico concordou comigo que estava emagrecendo muito pouco, viu, mas o aumento na quantidade de fibras vai dar um jeito nisso...espero!
    Quanto ao cardápio do ortomolecular, nada de excepcional por enquanto. Trata-se de uma dieta de 1.200 kcal bem balanceada, acho que haverá mudanças daqui a umas tres semanas quando os exames de sangue voltam de sao paulo.
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. OI amiga linda...........

    Gostei muito do tema de hj
    ansiedade..faz a gente comer sim, e muito
    msm sem ter vontade..........hj to bem controlada, mas ja tive dias de muita ansiedade............ótima tarde amiga
    adoro vc
    bjs
    Heloisa

    ResponderExcluir
  3. ansiedade engorda?no meu caso, MUITO!!!como desenfreadamente, achando que hoje é o ultimo dia da minha vida que vou chegar no céu e vou morrer de fome...hahaha
    mas é serio, como descomedidamente...

    hoje postei uma foto, com um vv sobre ansiedade que meu maridex mae mandou logo cedo...

    tenha uma semana abençoada
    bjossssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Eu vou dar uma olhadinha lá...
    A que eu estou fazendo não tem nada desses ponto flex e a contagem de pontos é bem diferente da sua e da Mi - pelo que vejo no blog.

    Eu devo ficar mal por uns 3 dias. É que eu troquei a pílula por ter parado de amamentar esse mês. =/

    Obrigada pelas dicas. ;*

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    adorei sua pesquisa sobre ansiedade, ultimamente eu ando meio ansiosa tbm!
    mas vou me acalmar! rsrs

    beijoooooooooo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, vo o seu blog no de uma amiga e acredite, engordei 20 quilos por ansiedade,me identifiquei muito com esse seu texto!

    Vou continuar aconmpanhando!!Umgrande beijo

    ResponderExcluir
  7. Muito fofo seu blog,nos transmite paz,estamos juntas nessa luta e vamos conseguir sim!bjs

    ResponderExcluir
  8. Como é gratificante fazer tudo certinho!!!
    Saber que estamos no caminho certo.
    Obrigado pela visita.
    Sou ansiosissima e acredito que atrapalhe sim, toda esta ansiedade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Luh minha querida,que delícia ver vc se comportando tão bem assim nos finais de semana.
    O meu teve muitas deslizadas,mas já voltei para o caminho do bem.rsrs
    Quanto a ansiedade,eu sinto mais na época da menstruação,a minha teve que ser tratada com tranquilizantes naturais,então hoje sofro menos com ela,mas antes era de dá pena.rsrs

    Beijos e uma ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu, obrigada por sua visita tb!
    eu adoro sorvete, sempre estrapolo um pouco nesses buffets.
    gostei do post, eu sou muuuito ansiosa, e estou tentando mudar isso com meditaçao, relaxamento, qqer coisa.
    otima semana pra vc!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  11. oi!eu estou na luta para emagrecer,e procurando algo que falasse de ansiedade,achei esse espaço,e gostei muito.Eu tenho 1,59cm,peso70kg,idade34anos,tenho 3filhos,e agora que fechei a fabrica pretendo emagrecer 8kg,mais a ansiedade está me atrapalhando,quando estou ansiosa Não consigo me controlar,e a minha dieta vai por agua abaixo.POR FAVOR LU,ME DÁ ALGUMAS DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE.OBRIGADA!BJKS!

    ResponderExcluir
  12. oi lú,só hoje descobri que poço estar sofrendo por causa da ansiedade,tenho 1.56 de altura,71 kg,me sinto horrorosa,procurei uma nutricionista há um mês,ela me deu um dieta de reeducação alimentar,não adiantou!!faço academia 3 vezes na semana,não consigo,á tarde é o horário que mais sinto fome,me ajude,você tem alguma dica para me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. gostei muito do seu bog, estou tentando começar uma reeducação alimentar e esta muiot dificil,por isso suas dicas foram muito valiosas para mim. que Deus abençoe sua vida....

    ResponderExcluir
  14. Soraia Requião Ferreira Silva24 de abril de 2010 às 19:24

    Com certeza, no meu caso a ansiedade está me fazendo engordar. Engordei quase 15 quilos. Adorei o seu blog era o que estava procurando. Sozinha acredito que não consigo. Tenho um problema sério de saúde, esclerose múltipla, tive somente uma crise que necessitei ficar internada para pulsoterapia, graças a Deus não,fiquei com sequelas. Ando, faço caminhada, trabalho, faço fisioterapia em casa, tenho uma vida normal, contudo o aumento do peso me prejudica muito. Desculpe o desabafo, mas necessito muito emagreçer. Hoje tenho 73 kg. Como disse antes, adorei o seu blog e sempre o visitarei espero sua ajuda. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oiii...
    anciosa eu sou até demais, as vezes nem consiguo terminar o que começo a fazer,e isso me abala demais, até quando eu conhecço algum gatinho eu piro e ele acba fujindo, pela minha anciedade eu ligo para eles demais , agora estou sozinha com 1.59 70 kilos 30 anos, comendo igual uma loca , pliss ajuaaaaaaa

    ResponderExcluir
  16. estou tentando me libertar desse mal.

    ResponderExcluir
  17. Não sei se tenho o disturbio da ansiedade, mas só emagreço.Não consigo engordar de jeito nenhum. A ansiedade tbm emagreçe?

    ResponderExcluir

Oi...estou muito feliz com sua visita!
Deixe seu comentario, pois ele me ajudará muito nessa caminhada.
Que Deus te abençoe hoje e sempre.:)
bjks e shalom