16 de março de 2009

O QUE É COMPULSÃO ALIMENTAR?




"PORQUE,QUANTO AO SENHOR,SEUS OLHOS PASSAM POR TODA A TERRA,PARA MOSTRAR-SE FORTE PARA COM AQUELES CUJO CORAÇÃO É TOTALMENTE DELE."(IICRONICAS 16.9)

Olá!

Como foram de final de semana?
O meu foi corrido,mas estou feliz, na sexta dei aula o dia inteiro e no sabado foi o dia de eu ter aula o dia todo..
Seguindo a RA,sem nenhum deslize.Parece facil,né?Mas, não é !
Tenho filhos e marido que adoram pizza,chocolate, refri...e sabem levou muitos anos para eu compreender que eu sou a unica responsavel por meu emagrecimento.Eu tenho escolha e nos ultimos meses estou escolhendo eu mesma.
Olha a situação:
Ontem depois do culto..pizza!É aquela dona redonda, pois é...lembram que eu contei que comi na terça, mas ontem..ah, ontem eu disse Não!Tomei um chá light e fiquei conversando com meus amores, então quando ela chegou, meu marido disse:Parabéns!Estou vendo seu esforço e comprometimento,estou orgulhoso, resistir a essa pizza...dificil mesmo!
E eu fiquei toda faceirinha,feliz por demais!!
É por isso, que trouxe essa materia, a compulsão alimentar já fez parte da minha vida por longos anos, hoje estou curada,pela graça e amor de Jesus, pois sem Ele, não teria conseguido!

Comprometimento e determinação formam o dueto que é a chave do verdadeiro segredo para o sucesso!


O QUE É COMPULSÃO ALIMENTAR?


Uma queixa frequente é de "ataque" à geladeira bem como há a falta de controle para parar de comer.

Outra queixa é a de que este tipo de comportamento acontece mais à noite, quando se chega em casa após um dia de trabalho.

Diante desta preocupação expressiva e quase que comum a todos que se encontram em um período de restrição alimentar, é necessário que se entenda e se

possa avaliar até que ponto realmente é compulsão alimentar.

A compulsão alimentar é objeto de estudo da comunidade médica desde 1959. É uma patologia psiquiátrica dentro do grupo transtornos alimentares, onde fazem parte a bulimia nervosa e anorexia nervosa.

A compulsão alimentar foi primeiramente descrita como sendo a ingestão de enormes quantidades de comida em um curto espaço de tempo, seguida por sentimentos de desconforto físico e de auto condenação.

Em 1991, foi enquadrada em uma nova categoria para os transtornos alimentares: Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP).

Para o diagnóstico, a TCAP requer:

1. Episódios recorrentes de compulsão periódica. Um episódio de compulsão periódica é caracterizado pelos seguintes critérios:

1.1. Ingestão em um período limitado de tempo - por exemplo, em um período de duas horas - de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias similares.
1.2. Um sentimento de falta de controle sobre o episódio (um sentimento de não conseguir parar ou controlar o quê ou quanto se está comendo).

2. Os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) dos seguintes critérios:

2.1. Comer muito mais rápido que o normal.
2.2. Comer até sentir-se incomodamente repleto.
2.3. Ingerir grandes quantidades de alimentos quando não fisicamente faminto.
2.4. Comer sozinho e sentir-se embaraçado pela quantidade de alimentos que consome.
2.5. Sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente.

3. Acentuada angústia relativa a compulsão periódica.

4. A compulsão periódica ocorre pelo menos dois dias por semana, durante seis meses.

A compulsão periódica não está associada com o uso regular de comportamentos compensatórios inadequados como por exemplo, purgação, jejuns prolongados, exercícios excessivos e nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa.

A perda do controle sobre o episódio de consumo alimentar mais o consumo de grandes quantidades de alimentos são características muito importantes para a definição de TCAP.

Outra característica muito importante: a qualidade do comer, como um ataque, fazendo o indivíduo sentir-se sem liberdade para optar entre comer ou não, como se fosse refém de um impulso que lhe é incontrolável. Em um primeiro momento este impulso lhe dá prazer, em um segundo momento traz muita culpa e sofrimento.

Quando se fala em compulsão alimentar periódica (TCAP), a maioria das pessoas que se encontram com peso acima do ideal acredita apresentar este comportamento, quando na prática não se evidencia.

Um indivíduo apresenta compulsão alimentar quando ele tem pelo menos o excesso alimentar com perda de controle, mas não preenche todos os critérios diagnósticos para o TCAP. A compulsão alimentar pode ser um comportamento eventual que não apresenta tanto incômodo ao indivíduo e sim uma certa preocupação que o
leva a procurar algum tipo de tratamento.

Por fim, o TCAP é assim denominado quando o indivíduo além de preencher todos os critérios diagnósticos, apresenta sofrimento e impedimentos na vida decorrentes desta patologia. Portanto, apresentar um comportamento "impulsivo" alimentar eventual quando se está fazendo restrição alimentar não demonstra ou não evidencia uma patologia mais severa e sim um comportamento decorrente do período de privação e carência alimentar ao qual se está submetido. É até certo ponto comum e não necessariamente normal.

É preciso atenção e respeito a todo e qualquer comportamento que traga além da preocupação, alterações que gerem extremos desconfortos, desde as físicas como dores abdominais até as oscilações do humor, do sono e da própria fome.

Fonte: UNIFESP - Departamento de Psiquiatria

retirado:Cyberdiet


VAMOS AO QUE COMI HOJE


CAFÉ- 2 FATIAS DE PÃO LIGHT +1 FATIA DE MAMÃO+CHÁ+1/2 FATIA DE PRESUNTO(3.5P)

LANCHE-GELATINA+MAMÃO(1P)

ALMOÇO-1 C.S. ARROZ+1/2 CONCHA FEIJÃO+ABOBORA+BETERRABA+CARNE ASSADA+1 LARANJA(7p)

LANCHE-1 BANANA+AVEIA+MEL(3P)

JANTAR-2 FATIAS DE PÃO LIGHT+TOFU+1 FATIA DE CHEESTER+CHÁ(5P)

CEIA-1 SOPINHA(1P)

TOTAL:20,5

ATIVIDADE FISICA :NÃO FIZ...

BEM,POR HOJE É ISSO!
BJKS E SHALOM

5 comentários:

  1. Cada dia que passa o seu blog esta mais lindo...beijos e boa terça feira..

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo vencer a compulsão alimentar e n sei nem por onde começar... podemos trocar emails e ajudar uma a outra? soniasmile@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog.
    Vamos manter contato?
    Aline Hesky

    clovishesky@directnet.com.br

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que entro nesta página. Adorei
    pois foi bom saber que outras pessoas estão na mesma luta que eu. Tenho buscado ao senhor com ardor que me tem dado vitórias.

    Com carinho

    Maria

    ResponderExcluir
  5. Parabens serei uma vencedora como voce

    ResponderExcluir

Oi...estou muito feliz com sua visita!
Deixe seu comentario, pois ele me ajudará muito nessa caminhada.
Que Deus te abençoe hoje e sempre.:)
bjks e shalom