19 de março de 2009

O PODER DAS PALAVRAS



"OS LÁBIOS DOS JUSTOS APASCENTAM MUITOS, MAS OS TOLOS,POR FALTA DE ENTENDIMENTO,MORREM"
Provérbios 10:21

PENSE RÁPIDO VOCÊ TEM FALADO PALAVRAS DE BENÇÃO OU MORTE?

Pode acreditar, pensamentos positivos e frases de força e otimismo fazem o corpo agir a seu favor, libertando-a, definitivamente, da escravidão das dietas.

"Engordei, mas sei que posso voltar ao peso em que me sinto bem."

Você fecha a boca por alguns dias, faz promessa e realiza cálculos mirabolantes com o calendário nas mãos para chegar magra até um determinado evento. Como se não bastasse toda essa pressão, ainda fica colocando em xeque a sua capacidade de alcançar o peso ideal, além de não poupar críticas e agressões a si mesma, por estar nesta situação. Ora, com todo esse sofrimento e baixo-astral, torna-se muito difícil não só emagrecer, mas também continuar magra. Afinal, ninguém agüenta tamanha tortura por muito tempo, certo? Acredite: nós não somos apenas o que comemos, mas também o que PENSAMOS E O QUE FALAMOS. Por isso, cuidado com o que pensa e fala quando o assunto é perder peso. Não adianta contar com milagres, para emagrecer, é preciso alterar alguns padrões. E lutar contra essa exigência é perda de tempo. Você pode até eliminar alguns quilos, mas eles voltam, pois a forma como se coloca diante do problema (excesso de peso) continua a mesma.
Uma ferramenta para ajudar nesta mudança de padrões, vem ganhando força nos últimos tempos: é a Programação Neurolingüistica (PNL). Criada na década de 60, dentro de uma universidade de Psicologia, na Califórnia, EUA, a técnica surgiu com base no que havia em comum em diferentes métodos terapêuticos e com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes e decisivas, para levar o indivíduo à excelência em áreas como trabalho, educação e saúde. Por isso tem sido muito útil para pessoas que buscam o emagrecimento.

Mudando o discurso
Veja alguns exemplos de frases que, segundo os profissionais de PNL, são mal-empregadas e como podemos substituí-las por outras mais encorajadoras e eficientes

1- em vez de: "eu não posso" e "eu não consigo" Prefira: "eu não quero"

Explicação: "As primeiras frases indicam que a pessoa não está se posicionando diante de uma situação. Ela não está suficientemente determinada e cria justificativas. A troca sugerida significa que ela substituiu a vulnerabilidade pela decisão. Em uma reunião de amigos, por exemplo, ao dizer que não pode comer determinado alimento, abre espaço para todo tipo de interrogatório: ´Não pode por quê?ʼ, ʻ Está doente?ʼ etc. Ao dizer um simples NÃO, obrigada, toma uma atitude firme e sem dar margem a especulações", explica Karim Khoury.

2- Em vez de: "eu deveria" Prefira: "eu poderia"

Explicação: A primeira frase passa a idéia de obrigação e sacrifício. Ao dizermos "eu devo emagrecer", bate automaticamente uma sensação de culpa pelos descuidos que nos permitimos e de penitência. Mas, quando trocamos por "eu posso emagrecer", assumimos o poder sobre a situação. Trata-se de uma afirmação que demonstra liberdade de escolha.

3- Em vez de: "engordei porque perdi o namorado, parei de fumar ou estou com problemas no trabalho"
Prefira: "engordei"

Explicação: ficar arrumando justificativas não ajuda em nada, apenas livra a pessoa de responsabilidade. Responder pelos próprios atos, no caso, pelo excesso de peso, é um grande passo para o emagrecimento. Por outro lado, ficar se apoiando em desculpas só vai reduzir ainda mais o seu poder de mudança. O que você prefere: bancar a coitadinha ou ficar em forma?

4- Em vez de: "perder peso é um grande problema para mim. Sempre emagreço e volto a engordar" Prefira: "atingir o peso ideal é um processo e uma oportunidade para que eu melhore a minha qualidade de vida"

Explicação: Aqui, temos mais um sinal de auto-sabotagem. "Com a primeira afirmação, o inconsciente tem como registro todas as tentativas fracassadas; portanto, de nada vai adiantar um recomeço. Os resultados seriam apenas temporários. Já, na segunda, a palavra ʻprocessoʼ mobiliza o inconsciente para uma série de ações progressivas e com uma direção definida. Isso pressupõe paciência, algumas tentativas e empenho. E o termo ʻoportunidadeʼ sugere algo que traz benefícios", afirma Karim.

5- Em vez de: "espero que dê certo" Prefira: "eu sei que vai dar certo"

Explicação: Quando dizemos "eu espero" deixamos claro que há dúvidas e uma chance pequena de que algo aconteça. Mas, ao trocarmos por "eu sei", revela uma certa força na afirmação, um grande otimismo; é a troca da dúvida pela certeza. Dessa forma, dificilmente nos permitimos entregar os pontos e somos impulsinonadas a fazer de tudo para alcançar um objetivo. Passamos, sobretudo, a nos apoiar nas vitórias, além de aumentar nosso ânimo.

6- Em vez de: "engordei, e agora?" Prefira: "engordei, mas sei que posso voltar ao peso em que me sinto bem"

Explicação: A grande dúvida, transmitida na primeira frase, é cercada por medo e uma boa dose de pessimismo. Como a solução não vai cair do céu e ninguém resolverá o problema por você, não tem jeito, não dá para se esconder. É preciso encarar a situação de frente

7- Em vez de: "eu sou gorda" Prefira: "eu estou gorda".

Explicação: Ser gordo é algo definitivo, mas estar gordo não, pois pode ser temporário. Na segunda frase, enxergamos uma possibilidade de mudar, de sair da condição de gordo. Quando a escutamos, temos a sensação de que se trata de um problema que pode ser resolvido a qualquer momento, basta que atitudes corretas sejam tomadas.

8- Em vez de: "preciso perder peso" Prefira: "quero emagrecer para ter satisfação" explicação: Segundo Márcia Dolores, essa troca facilita e ajuda a pessoa a persistir e a manter o peso. "Isto acontece porque a palavra ʻperderʼ nos remete a sofrimento e privação. Ninguém quer perder nada", comenta.

Segundo Karim Khoury, trainer em programação neurolingüística peela Sociedade Brasileira de PNL, muitos dos comportamentos são inconscientes, incluindo os alimentares. A boa notícia, no entanto, é que é possível reprogramar práticas que dificultam a redução e a manutenção do peso alcançado. "Em geral, essa instabilidade na silhueta é resultado de comportamentos alimentares automatizados. Mas podemos mudar atitudes e crenças que nos impedem de atingir nossos objetivos", comenta o terapeuta.
Pense e faça acontecer A PNL defende o famoso conceito de que corpo e mente devem caminhar juntos. Ou seja, não adianta, por exemplo, tomar remédio para emagrecer e depositar nele toda a responsabilidade para acabar de vez com o excesso de gordura. Também não adianta se matricular na academia e fazer uma dieta e ficar se lamentando ou dizendo que você não consegue ou não é capaz de atingir seu objetivo. O ideal é escolher as opções de dieta e atividade física que mais se aproximam da sua realidade e fornecer para o seu cérebro idéias fortes e positivas de sucesso, como por exemplo, acreditar em um bom desempenho porque você se dedica e sente prazer em estar com saúde e em boa forma. "As mudanças precisam respeitar nossos valores, senão tornam-se agressivas para a dinâmica de qualquer um", avisa Márcia Dolores Resende, psicóloga e diretora do Instituto Saber Ser, de São Paulo.
Apesar da flexibilidade do método, vale lembrar que você tem um objetivo a alcançar. Então, ao cometer um deslize, não dá para ficar se apoiando em desculpas ou fugir da raia. "Quando decidir abusar na comida, por exemplo, assuma a responsabilidade. Ao admitir seus atos, você se coloca numa posição forte, de poder."
Por exemplo, se resolveu dar o cano na aula de ginástica ou não conseguiu sair mais cedo da cama para a sua caminhada diária, evite o discurso: "eu não fui porque o tempo estava ruim" ou "eu não fui porque o trabalho está me deixando muito estressada". Limite- se a um "eu não fui porque não quis". Percebe como desta forma você garante o domínio da situação? Caso contrário, se as primeiras justificativas se tornarem uma verdade para você, ao sinal de uma nuvem mais escura no céu ou de um dia puxado no trabalho, o seu treino vai por água abaixo. Dispense as justificativa e vá em frente.

O poder das palavras
Quando o assunto é o excesso de peso que carregamos ou a nossa capacidade de emagrecer, nem sempre somos muito cuidadosas ao escolher as palavras. É muito comum adotarmos frases pessimistas ou que, de certa forma, nos agridem ou diminuem a nossa capacidade de mudar, algo do tipo "não posso", "não consigo" ou "sou um fracasso". Segundo Márcia Dolores, ao agirmos assim, acabamos fortalecendo um único projeto: o de continuar engordando.
"Se o cérebro tem um caminho melhor, ele vai por este lado. Precisamos, portanto, buscar alternativas positivas, que, por sua vez, podem interferir na maneira como o pensamento é estruturado", comenta.

Ninguém está dizendo que, só de usar frases mais otimistas, você irá emagrecer. É óbvio que isto depende de outros fatores, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Mas, esta técnica, defendi- da pela PNL, é mais uma de suas armas para ajudá-la a se manter firme num processo de mudança. E mais: sem ficar se colocando lá embaixo, questionando a própria capacidade, nem fazendo previsões pessimistas. "As palavras exercem influência sobre o nos- sos sentimentos e comportamentos.

Por esse motivo, precisamos tomar muito cuidado ao empregá-las, pois da mesma forma como elas podem ser motivadoras, também se tornam obstáculos para alcançarmos os nossos objetivos", completa Karim.

Reportagem assinada
Por Françoise Gregório
Revista Dieta Já

Então, vamos mudar nossos pensamentos e palavras...através do Poder de Deus em nossas vidas!


CARDAPIO DO DIA

CAFÉ-2 FATIAS DE PÃO LIGHT+CHEESTER+CHÁ (3P)

LANCHE-1 BANANA+ COPO DE SUCO DE SOJA(4p)

ALMOÇO-ARROZ INTEGRAL+ABOBORA+TOMATE+PEPINO+SOBRECOXA ASSADA+ LARANJA+ AZEITE DE OLIVA(7p)
LANCHE-MAÇÃ E GELATINA (1p)

JANTAR-PÃO LIGHT+PRESUNTO+TOMATE+COGUMELO+PEPINO+MARGARINA+ TOFU(5.5P)

CEIA-CHÁ+GELATINA(0)

TOTAL:20.5 PONTOS

ATIVIDADE FISICA: 40' CAMINHADA OU STEP(Amanhã eu conto essa aventura,rsrsr)


Bem, por hoje é isso!
Desejo a todas perseverança,coragem,disciplina e muito amor de Deus!

bjks e shalom

11 comentários:

  1. Muito bem!!
    Nada como palavras e atitudes de motivação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre determino coisas boas pra minha vida,porque sou filha de Deus e capaz de consegui tudo que desejo né?rsrs,pensamento positivo sempre.
    Estava lendo seu perfil,vc é pastora né?que coisa boa querida,o mundo precisa de mais pessoas que fale de Deus e mostre um caminho de amor.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. bem sabemos que as palavras tem poder né mesmo?E nda melhor que pnsar em coiss boas e edificantes a, mesmo que relacionadas a peso, dieta, saude, ra...
    estamos dentro de um plano maior, o plano de deus para noissa vida, ele nos conhece e sabe de todas as coisas, conhece no mai profundo do nosso coração...
    desejemos coisas boas, hoje e sempre...

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oii
    achei muito interessante esse texto, valeu!

    vou te acompanhar, tá?
    adorei teu cantinho!

    beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Tá comendo direitinho, continue assim!
    Também acho importante pensar bem nas palavras que usamos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    que texto bonito!
    a sua alimentação está linda tb!
    parabéns, viu!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, beleza de post, heim? Quanto a brincadeira, passa no meu blog e pega as regras, pode fazer! Será ótimo saber mais sobre vc! Beijooooo

    ResponderExcluir
  8. O poder da palavra, das energias, da atração e com certeza da fé e da oração. Creio em tudo isso!

    Eu estou bem viu, obrigada pelo recadinho no meu blog, pela preocupação. Fiquei super feliz de receber sua atenção e cuidado! As novidades já estão lá, justificando meu sumiço!

    Estou de volta!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu
    Adorei o post. Aprendi há um tempo atrás q pensamento e atitudes positivas movem montanhas e procuro sempre colocar isso em prática. Faz muita diferença, a gente muda internamente e faz isso transparecer inconscientemente. E não só com relação a dietas, mas na vida pessoal e profissional também.
    É isso aí.
    Bjo bjo

    ResponderExcluir
  10. OI LU!

    Concordo plenamente com você, as palavras tem poder. Foi muito bom ouvir isso de você, pois hoje estava me achando a pior das mulheres por não ter emagrecido esta semana. Faço a dieta direitinho o dia inteiro, mas à noite me entrego a compulsões e deslizes calóricos. Sei que só depende de mim e que estou precisando de força de vontade... Mas tá diícil...
    Hoje briguei comigo mesma e pensei que o que me falta para emagrecer é vergonha na cara. Mas vou começar a profetizar, para ver se melhora, né?
    Beijos e um ótimo final de semana pro'cê!

    Graci

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu li o livro Livre para Emagrecer Graças a Deus!Eu pesava 95Kg e hoje estou com 80Kg, minha meta é pesar 65Kg e em nome de Jesus vou chegar lá!
    Fiquei feliz em encontrar seu blog e ver que você esta conseguindo emagrecer!
    Bjs.Marta
    Taquara - RS

    ResponderExcluir

Oi...estou muito feliz com sua visita!
Deixe seu comentario, pois ele me ajudará muito nessa caminhada.
Que Deus te abençoe hoje e sempre.:)
bjks e shalom