18 de maio de 2011

18º/30 Maio Perfeito/Identificando a razão da sua fome!

 MENSAGEM DO DIA:
 
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.Jo 16:33
 
Sua força não está na comida ou na bebida ou em suas mãos. Você vencerá na força do poder de Deus. Jesus nos diz que você passaria por aflições, mas que tivesse bom ânimo, porque Ele já tinha vencido o mundo por você. Quando depende de Deus, Ele sempre aparece para nos socorrer. Moisés disse a Josué que era Deus quem entregaria os inimigos de Jericó em suas mãos, mostrando que nossa força vem das mãos dele. Nossos inimigos são controlados por Deus, você sabia? Nunca pense que você está sozinho e vencido. Deus nunca desampara você.
 
Olá pessoa linda do meu core!
Como está? Tudo bem? Comigo está tudo bem!Ontem apesar do frio que está fazendo por aqui, coloquei meus tênis, japona de nylon, peguei meu mp5  e  mesmo sem muita vontade fui caminhar, e venci a minha preguiça!Uma hora de caminhada intensa e um sentimento de superação que não tem preço.
 
Também consegui vencer minha compulsão noturna, o livro está me ajudando muito, e Carla concordo contigo, ele é profundo e não dá para ler com pressa.E também já liberei perdão para minha mãe e para mim, agora é só o tempo de Deus para curar a ferida.Fiz meu sopão de legumes( receitas) e me senti satisfeita, estou seguindo o cardápio a risca, por causa da  cirurgia meu peso não é o real, tá certo a médica me mandou esquecer a D.Bala por 6 meses, e eu por acaso consigo? Minha filha ontem me disse:- Mãe, você está inchada, vou esconder essa balança de você!!! Porque se faço minha caminhada, retenção liquida e maior peso na dita cuja....O que fazer com esse sentimento? É o que estou tentando descobrir!
Lendo o blog da lufrancesa.com/desafio , li essa matéria que ela postou e resolvi repostar por ter sido muito boa para mim, espero que você também aproveite:
Então, vamos lá!

Identificando a razão da sua fome
 

Você não consegue entender o motivo pelo qual come em excesso? Claro que não estou me referindo às ocasiões especiais, como festas, Natal, almoço em família, jantares especiais.
Mas, sim, quando tudo se torna motivo para comer um pouquinho mais. E, mesmo estando acima do peso, você está sempre deixando para amanhã para começar a fazer algo para mudar essa realidade?
Quando isso se torna um problema gerando uma bola de neve onde tudo fica confuso e não se sente com forças suficientes para mudar essa realidade é hora de parar e refletir sobre alguns aspectos. 
Comece fazendo algumas perguntas a si mesma e escreva as respostas:
Tenho consciência do meu excesso de peso? Caso positivo, em que isso afeta minha vida?
- Reprimo certos sentimentos desagradáveis ingerindo comida? Quais sentimentos?
- Em quais situações eu como em excesso? Geralmente depois de ter acontecido o quê?
- Quando estou insatisfeita busco consolo e fuga na comida? Por quê?
- De que eu realmente tenho fome?
- Como me sinto em relação a minha vida afetiva?
- Como me sinto depois de comer?
- Se eu tivesse o peso de meus sonhos, o que mudaria na minha vida?
- Tenho deixado para tomar decisões quando eu estiver magra?
- Com o que não estou satisfeita na minha vida?
- O que eu gostaria de mudar?
Depois que escreveu as respostas, analise cada um delas para que você possa entender quais são os sentimentos e necessidades que podem estar compensando comendo mais. Se não conseguir responder algumas perguntas, procure observar mais o momento que se alimenta.
Feito isso, volte a escrever as respostas. O objetivo é que comece a ter mais consciência que comer demais não irá resolver seus problemas, mas com certeza irá aumentá-los.Você pode fazer um exercício diário para identificar melhor seus sentimentos. Anote durante uma semana tudo que você comer e tomar. Pode ser que dê algum trabalho, mas valerá a pena. Com isso terá informações sobre você mesma que poderão te ajudar.
Pegue uma folha e divida em três colunas, como o exemplo abaixo:
 
Anote a data, o dia da semana e a hora, com o início e o fim da refeição. A hora servirá para verificar quais são os horários que você come.
Antes de comer:
Anote com poucas palavras o que acontece antes de comer. Por exemplo: “estou sentada, triste, pensando na briga que tive pela manhã com meu marido”. Sempre que souber o motivo anote para depois avaliar melhor esses sentimentos.
A comida:
Não é necessário anotar o valor calórico de cada alimento, mas apenas o que comeu, como por exemplo: “uma fatia de pão com duas fatias de presunto”. Anote também o que bebe, para depois avaliar se comeu quando na verdade estava apenas com sede, pois muitas vezes isso pode acontecer.
Depois de comer:
Como se sente depois de comer? Você irá anotar a situação em que se encontra, como seus sentimentos e pensamentos depois de comer. Por exemplo: “estou farta e deprimida” ou “a comida estava uma delícia”. Se você lê ou assiste televisão enquanto come, isso também deve ser anotado. Quando no final do dia examinar suas anotações poderá perceber quais são os motivos que a fazem comer mais, porém o importante é descobrir o que provoca esses motivos.
Independente das conseqüências para o organismo que a obesidade acarreta, também afeta o emocional e geralmente a causa se encontra nesse mesmo aspecto. A autoconfiança tende a diminuir, assim como a auto-estima e amor-próprio e aumenta os sentimentos de culpa.
Não conseguindo alcançar o peso desejado através da continuidade dos novos hábitos, começa um círculo vicioso, come para não sentir, depois come para amenizar a culpa por ter comido, ou seja, tudo é motivo para comer. Mas, na verdade, come demais para fugir de seus reais sentimentos, porque em alguma época de sua vida aprendeu que isso é o correto.
Pense mais sobre esse assunto, havia alguém que suportasse ao seu lado suas dores? Como eram as reações das pessoas com quem você convivia quando você estava triste?
Analise cada uma de suas respostas e, por fim, uma última pergunta: Será que você sente fome de comida ou de amor?
Rosemeire Zago
Cyberdiet

 
Ganhei esse selinho da Carlota, muito obrigada, já coloquei nos selinhos
 

Seguem as regras:
Agradecer a pessoa que te deu o prêmio;
Escrever um post sobre isso;
Passá-lo a 12 blogs
Inserir o link para esses blogs;
Enviar uma mensagem aos indicados para contar-lhes.
Seguem os blogs indicados:

Um Dia de cada vez!
Perseverança e Disciplina!
bjuxx e shalom

10 comentários:

  1. obaaa selinho pra mim..obrigadaaaaaa
    amiga eu nos dias que nao faço academia fico em ksa no soja assistindo tv..tbm quero ter mais vontade pra ir caminhar....
    vamos ver se eu consigo..eu quem sabe pedalar na bike

    bjos e boa quarta

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, obrigada pelo selinho, adorei o carinho de ser lembrada, e quanto ao livro que bom que vc concorda comigo, amiga essa mensagem que vc deixou é muito profunda mesmo, vou me auto avaliar, bjos no core e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada minha linda pelo selinho! Nossa mexeu comigo a primeira frase do seu post: "Sua força não está na comida ou na bebida ou em suas mãos." Uau!!!!
    sabe que isto acontece comigo tbém: faço exercícios e se me pesar em seguido, meu peso aumentou em vez de diminuir...doidera né, não entendo muito bem como isto funcion não...
    Tô gostandode ver a determinação!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo selinho:)
    Não posto mais no blog, mas guardo todos no coração:)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obaaaa, vou preparar uma postagem pra ele. Bj

    ResponderExcluir
  6. . obrigada pelo carinho e por lembrar de mim no selinho.
    . mensagem nos faz refletir.
    . FRIO, nestes dias ele é que tem me feito pensar em comida, risos.
    . bjs. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  7. oi, amiga, obrigada pela selinho!
    parabens por mesmo com preguiça ter caminhado! qual livro vc esta lendo?
    ah, vc recebeu a receita?
    bjs, boa semana!!
    Cris

    ResponderExcluir
  8. oi querida ba que bom que mesmo com esse frio, tu esta conseguindo se cuidar e caminhar, sobre a caminhada eu tambem retenho liquido, por isso que tomo cha verde, só assim pra não reter liquido viu, tem me feito um bem danado, minhas mãos ficavam inchada tambem quando eu caminhava...bjs e te cuida!

    ResponderExcluir
  9. Menina, que mensagem linda! Amei seu blog e já estou seguindo! Vou ficar muito feliz se você aparecer no meu cantinho: http://vanessara.blogspot.com/
    bjusss

    ResponderExcluir
  10. Nem me fala estou super parada com as minhas caminhadas, tenho que me espelhar em vc!

    a mensagemm que vc deixou no inicio é simplesmente lindaaa, sem palavras!

    bjinhoo

    ResponderExcluir

Oi...estou muito feliz com sua visita!
Deixe seu comentario, pois ele me ajudará muito nessa caminhada.
Que Deus te abençoe hoje e sempre.:)
bjks e shalom